Pequenos cuidados evitam grandes prejuízos

Pequenos cuidados evitam grandes prejuízos

"Final da tarde. O trabalhador volta prá casa, cansado do trabalho, quando se lembra: Preciso ir ao açougue.

E assim, por todo o Brasil, os açougues tem seu momento de maior movimento ao entardecer. "Mistura" garantida, e o trabalhador pode voltar tranquilo para casa e descansar.

E o açougueiro? Fim de expediente e acabou. É isso?

Não senhor. É hora da faxina. limpeza geral, há carnes para guardar e pronto.

Êpa! E a máquina de moer? Ainda com carne no cabeçote, precisa ser limpa, porque se dormir assim, no dia seguinte o nariz do açougueiro vai ter uma desagradável surpresa.

O que fazer para a carne não apodrecer no seu interior? Cansado, o açougueiro não titubeia, pumba o moedor prá dentro da geladeira.

Noite tranquila, beijos nos filhos. Comida gostosa, jornal na T.V., cafezinho e um bom papo. Se o cansaço permite, um romance, prá relaxar e na cama macia, vem o sonho bom. 

O sol muitas vezes ainda não nasceu, quando o cheiro do café fresquinho invade a casa do açougueiro. No caminho pro trabalho, o cumprimento dos amigos e o desejo de que seja mesmo um bom dia.

Açougue aberto, ofertas na porta, muita simpatia e mãos à obra. Na geladeira, ainda dorme o cabeçote que passou uma noite fria. De repente, um, dois, três fregueses.

Um deles pede carne moída. Acorda cabeçote, vamos trabalhar... Com habilidade o açougueiro coloca mais carne no bocal e só ligar na tomada e pronto. 

Pronto nada. O motor funciona, mas sair carne que é bom, nada. Que brincadeira de mau gosto. A máquina precisava pifar justo agora? Esse é o cliente mais exigente... O que aconteceu?

O picador ou moedor possui um motor elétrico que gira muito rápido, e não é tão forte assim, então ele precisa de uma caixa com um conjunto de engrenagens que aumenta a força do motor e reduz o giro. Sendo uma delas de material "mais molde", uma fibra de celeron que no caso de algum tipo de resistência no cabeçote ou desgaste natural, é sacrificada para proteger as demais engrenagens e o moedor.

Na estória acima é o que acontece com frequência, porque a carne no interior do cabeçote, por estar muito gelada, trava de tal maneira que a força do motor é maior que a resistência da engrenagem de celeron, que acaba "roçando" os dentes, permitindo que o motor gier livremente evitando um dano maior às outras engrenagens, ao motor ou à rede elétrica.

Para guardar o moedor na geladeira, o ideal é desmontá-lo, remover a carne do seu interior e deixá-lo livre para a próxima utilização"

IMPORTANTE:

A Becker Equipamentos fabrica os moedores de carne MBI-10, MBL/I-22 e MBL/I-98 com engrenagem de bronze.

O picador elétrico PEC-9 possui engrenagem de celeron.